sábado, 11 de abril de 2009

Por fim, um documentário!



O último exercício do curso foi desafiador: produção de um documentário jornalístico em vídeo. Confesso que fiquei super empolgada. Adoro vídeos! Mas nas últimas semanas, o tempo não me ajudou.

O trabalho me consumiu, o site completou um ano nesta semana, estou fazendo mais três cursos e acabei demorando para fazer o que eu queria. Na semana anterior, perdi minha máquina digital — que era super boa por sinal. Não tinha equipamentos, nada.

Tive de recorrer ao trabalho (o que não é o ideal). Por isso, nem quis usar a filmadora. Tinha muitos vídeos para fazer e ia demorar muito para editar. Para a minha tristeza, acabei fazendo só o necessário: uma sinopse, um roteiro, os personagens e um storyboard.

Pois bem. Fiz tudo isso relacionado ao meu trabalho (que eu amo tanto) e também porque eu fico nele praticamente o dia inteiro. Então, vamos lá.

SINOPSE
O documentário mostra como é um dia de "Pescoção" no Jornal A Notícia, de Joinville (SC). O corre-corre dos editores, a criatividade dos infografistas e diagramadores, a loucura da pré-impressão, o barulho ensurdecedor da máquina que imprime o jornal e o encarte. Todo o processo de uma sexta-feira caliente. O dia em que as edições de sábado e domingo devem ficar prontas para o leitor. O trabalho numa sexta é longo. Editores e diagramadores falam como é ser os últimos a sair do jornal: por volta das 4 da manhã. Uma profissão que requer conhecimento, informação, agilidade, criatividade e muito bom-humor. Bem-vindos a redação!!!

ROTEIRO
A ideia do documentário é mostrar um dia de pescoção do Jornal A Notícia. O pescoção ocorre todas as sextas-feiras. É neste dia que os editores devem fechar as edições de sábado e domingo. Numa sexta-feira normal, tem a reunião de pauta - no início da tarde - e depois começa o trabalho pra valer. Geralmente, o pessoal vai embora 3 ou 4 horas de sábado. Já no dia 10, Sexta-Feira Santa, o trabalho foi diferente: todo mundo chegou de manhã para fechar as edições até o início da noite. UFA! O vídeo mostrará a rotina de um dia de pescoção - desde quando o jornal começa a ser feito até ele ficar prontinho para o leitor.

a) Definir a seqüência dos principais blocos de informações (por exemplo: causas, descrição do evento, conseqüências etc);
A proposta é fazer o vídeo em um bloco só, mostrando o pescoção. Será o acompanhamento de uma dia (uma sexta-feira), mostrando o trabalho na redação.

b) Definir os conteúdos informativos que serão desenvolvidos em texto (por meio de narração em off), em vídeo, em slideshows, animações, entrevistas, infográficos ou por interatividade (chat, fóruns etc)
O vídeo é tipo uma reportagem. Primeiro será mostrado o ambiente do trabalho - com off, depois os personagens e por fim, com som ambiente, a impressão do jornal.

c) Definir a duração de cada conteúdo informativo, levando em conta que o documentário terá no máximo dez minutos (até 1024 MB).
Um total de sete a oito minutos.

d) Definir desenvolvimento da narrativa para locução, nomes de entrevistados e tema principal das entrevistas (normalmente não mais de duas ou três perguntas).
A narrativa vai ser bem simples, numa linguagem quase que popular para todos entenderem o processo dentro de uma redação.
Serão três entrevistados:
*Graziela Lindner, editora de produção - explica o que é pescoção, como é definido o horário de fechamento e qual o seu papel na redação.
*Izabela Liz, editora do Anexo (caderno de variedades) - fala qual o papel do editor, como se fecha uma página e quando o material tem de estar pronto para ficar tudo ok.
*Paulo Roberto, diagramador - conta o que é diagramação, qual a primeira editoria deve entregar primeiro o material, qual a última editoria a ficar pronta e como ele vai embora (ele é o último a sair).

e) Definir um cronograma de execução do roteiro.
Como o pescoção ocorre apenas nas sextas-feiras, foi definido tudo em um único dia.

STORYBOARD
O storyboard é formado por uma seqüência de esboços visuais que servem para orientação da filmagem, escolha de locações, iluminação, posicionamento de entrevistados ou atores (caso forem usados) e transição entre cenas filmadas, infográficos, slideshows, animações e interatividade.

a) O storyboard deverá ter entre oito a 10 quadros

QUADRO 1
Mostra o ambiente, o local de trabalho: redação. Conta o que todos fazem ali, que dia é e do que vai tratar o documentário.


QUADRO 2
Primeira entrevistada, Graziela Lindner, editora de produção - explica o que é pescoção, como é definido o horário de fechamento e qual o seu papel na redação.

QUADRO 3
Segunda entrevistada, Izabela Liz, editora do Anexo (caderno de variedades) - fala qual o papel do editor, como se fecha uma página e quando o material tem de estar pronto.



QUADRO 4
Mostra mais um pouco da redação e conta como está indo o trabalho. Depois, tem um trilha animada, com as imagens aceleradas só para mostrar o trabalho.


QUADRO 5
Terceiro entrevistado, Paulo Roberto, diagramador - conta o que é diagramação, qual a primeira editoria deve entregar primeiro o material, qual a última editora a ficar pronta e como ele vai embora (ele é o último a sair).


QUADRO 6
Mostra a cantina do Jornal. Chegou a hora do almoço (já que é Sexta-Feira Santa) e todos vão comer uma macarronada. É a hora do descanso.


QUADRO 7
Mostra a sala da pré-impressão. Aqui, tem um áudio explicando como é o processo do jornal ser copiado para uma chapa.


QUADRO 8
Mostra a impressão, com som ambiente da máquina rodando o jornal.

QUADRO 9
Por fim, mostra o jornal prontinho para ser entregue. Aqui é finalizado com uma trilha sonora.


Um comentário:

  1. Oi Tais, eu também vou ter que fazer assim,
    ainda estou me recuperando de uma dengue e sinceramente não consegui tempo para fazer o video.

    Mas é isso, acho que o importante é nós termos enfrentado esse desafio até o fim.

    Beijos e boa pascoa.

    ResponderExcluir