domingo, 29 de março de 2009

Uma estrada bonita...

Ao passar pelo pórtico "Estrada Bonita — Turismo Rural" é como se você fizesse uma viagem para um lugar que não existe. É como trocar de cidade num piscar de olhos. Nada do centro de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento, Curitiba e outras cidades. Na Estrada Bonita é onde reina a paz, a natureza, o verde e, claro, gente hospitaleira e comida boa.




Situada no Distrito de Pirabeiraba, às margens da BR-101, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, a Estrada Bonita tem atraído gente de todos os lugares do Brasil pela sua beleza e culinária típica. São cinco quilômetros de puro encanto. Um contraste do novo e do velho, da natureza verde e da morta. Casas com estilo colonial oferecem pousadas e chalés - bem rústico e romântico. As lagoas servem de pesque-pague. A água é tão cristalina que é possível ver os peixes onde quer que eles estejam. Ali, não tem como se esconder.



A mata ora é fechada, ora é aberta. As vacas aproveitam o tempo para descansar na sombra e os aventureiros curtem as trilhas oferecidas no local. É o Turismo Rural. Há 15 anos a Estrada Bonita virou ponto turístico. Ganhou asfalto e pórtico. A Fundação 25 de Julho de Joinville incentivou os moradores da localidade para trabalharem e gerarem renda familiar. No início, 18 famílias participaram de cursos, mas apenas oito continuam o projeto.



Cada família, ou propriedade, que participa do Turismo Rural recebeu uma placa (tipo casinha de madeira - bem charmosa) que fica em frente a casa dizendo o que vende ou oferece: "Família Retzlaff — pães, cucas e biscoitos." Tudo é identificado — pesque-pague, pousadas, restaurantes, café colonial, artesanato, mel, melado, museus, salames, frios e lanches. Juntando isso, tem um cenário repleto de verde, de morros, de rio e de pedras. Uma parte é asfalto e outra estrada de chão, afinal não é bom perder os costumes.



Edeltraud Retzlaff, 70 anos, é uma das pessoas que dedica o seu tempo para atender os turistas. Ela mora há 50 anos na Estrada Bonita e conta que com o turismo rural a renda da família melhorou. Ela e sua nora passam a semana fazendo biscoitos de chocolate, de amendoim e de goiabada. Nos fins de semana, elas preparam os pães e cucas. "É muito bom morar aqui e trabalhar em casa. A gente ajuda na renda da família e ainda conhece pessoas de vários lugares", diz Traud, como gosta de ser chamada.



A casa foi modificada nos fundos para receber os visitantes. O lugar é aconchegante. "As pessoas falam que a gente mora no Paraíso (risos). É verdade", confessa Traud.

Ao chegar quase no fim da estrada tem um restaurante que sempre lota nos fins de semana "Tia Martha". Além de buffet, tem pratos individuais, lanches, porções, pingas artesanais, sobremesas...nossa! Impossível comer um só. Ao lado do restaurante, há o rio Bonito — limpo e cristalino (frio também!). Famílias inteiras almoçam e depois vão molhar os pés, sentar nas pedras e curtir a paisagem. Um refúgio para quem que sair "da cidade grande."



Já foi na Estrada Bonita? Deixe seu comentário e diga como foi.

6 comentários:

  1. Olha, Taísa, eu nunca fui à Estrada Bonita, mas confesso que deu uma vontade!!!!!
    E olha que eu conheço Joinville, mas nem me levaram nesse lugar tão fofo!
    Da próxima oportunidade, quero conferir.
    Muito bom texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taisa, boa matéria, ótimas fotos... Também fiquei com vontade conhecer. Quem sabe não fazemos uma excursão para conhecer a Estrada Bonita?!?! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. OI Taísa,
    Teu post está excelente, voc~e fez uma costura legal entre texto e fotos. Faltou apenas um mapa para poder localizar melhor a estrada, principalmente para quem não conhece a região. POderias tere também dado algumas dicas como telefones ou email de pousadas e restaurantes.
    Mas ficou um trabalho muito bom.
    Castilho

    ResponderExcluir
  4. Tai,
    O lugar é lindo mesmo.. lindddooooooo!!!
    Comida boa, belezas naturais, tudo perfeito.. tem cheiro de coisa boa lá.. tudo é mágico!!
    Quem não conhece precisa ir...
    Grazi Lindner

    ResponderExcluir
  5. Ririvaldo Pereira de Souza7 de maio de 2010 às 11:37

    Este ponto turístico é espetacular.
    É um lugar ótomo para um descanso e encontro familiar.Qualquer dia passo por lá.

    ResponderExcluir
  6. TAÍSA, OBRIGADA PELA ESCOLHA, REALMENTE A ESTRADA BONITA É UM ENCANTO, NASCI E ME CRIEI AQUI, MOREI NA CIDADE POR UNS TEMPOS MAS SEMPRE O SONHO DE VOLTAR FALOU MAIS ALTO
    E JA ESTOU DE VOLTA A 23 ANOS.
    MINHA MÃE DEIXOU SUA MARCA..TIA MARTHA
    E O RECONHECIMENTO VEM DE PESSOAS COMO VC .
    AGRADEÇO E SEJA SEMPRE BEM VINDA

    ResponderExcluir