domingo, 22 de março de 2009

Será que acaba por aí?

Do telefone fixo, passamos a ter celular. Antes, nos encontravam apenas em casa e agora, podem nos encontrar em qualquer lugar, em qualquer momento. É mais ou menos assim, que acontece com a informação, ou melhor, com a World Wide Web, ou www, ou, simplesmente, web.

A web 1.0 era fixa, cheia de conteúdos e de informação. O leitor ficava do outro lado da tela apenas com a leitura. Para comentar o que o havia lido, tinha de falar com quem estivesse em casa. Se acontecesse alguma movimentação em seu bairro e quisesse divulgar isso em um site, era preciso ligar e aguardar alguém da reportagem aparecer.

As pessoas mudam, o mundo muda e a web também. A partir da criação da web 2.0 o leitor deixou de ser um mero espectador. A movimentação no bairro, agora, pode ser publicada no site sem que a equipe de reportagem vá até o local. Há uma troca de informação constante entre o leitor e o site onde é publicado notícias, música, vídeos, fotos etc. A interatividade conquistou o seu espaço e deixou o leitor (internauta) mais crítico e, ao mesmo tempo, mais produtor de conteúdo.

A internet deixou de ser fixa. Podemos encontrar o que quisermos e colaborar com o que nos interessar a qualquer momento. Em um site jornalístico, por exemplo, é possível o internauta interagir de diversas formas. O flagrante de uma notícia é uma forma. Mandar vídeo de um tornado que se formou, da enchente que passou em sua cidade é uma forma de interatividade. Tudo isso traz audiência e a ajuda de outros leitores para com a informação.

A ferramenta leitor-repórter no site do Jornal A Notícia, traz matérias da cidade e região produzida apenas por internautas. Acidente, festas, chuva, denúncia...tudo está ali, feito pelo leitor. É possível ter e receber fotos, comentários e, até, correções. Isso mesmo. O leitor pode ajudar a corrigir uma matéria: um nome que você escreveu errado, o local que talvez não esteja certo, enfim. Há 'N' possibilidades de contribuir.

Atualmente, a internet não é só isso. Ainda temos a possibilidade de conversar online com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo. Reencontrar amigos, bater um papo e conhecer oportunidades. Em tempo real, é possível assistir ao jogo do seu time preferido e até mesmo um canal de TV.

Também tem os chats, as salas onde dá para conversar com técnico de uma equipe ou até mesmo um especialista importante. Ah! Dá para fazer sucesso na web. Oras, o Myspace é um exemplo. Bandas de diversos lugares colocam ali sua música para quem quiser ouvir. O youtube também é uma maneira de divulgação para quem quiser se mostrar e para quem quiser ver.

A web está aí. Interatividade pura. Basta agora saber: será que acaba por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário